quinta-feira, 8 de novembro de 2007

O dia do Caos

Espaço JB ouviu Diego Moraes, aluno do terceiro período de Comunicação Social da PUC-RIO. Diego falou principalmente do trânsito nas últimas semanas da Rua Jardim Botânico devido às chuvas e o bloqueio do túnel Rebouças, como mostra a reportagem abaixo.

Espaço JB: Diego, onde você mora?

Diego: Sou de Macaé, mas atualmente moro em Niterói por causa da PUC.


Espaço JB: Essas duas últimas semanas, a principal rua do bairro Jardim Botânico teve um trânsito acima do normal devido ao fechamento do túnel Rebouças. Como isso te afetou?

Diego: O bloqueio do túnel afetou e muito a minha vida nessas últimas semanas. Normalmente eu demoro entre 1h e 1h e 30 min para chegar à PUC. No dia em que começaram as chuvas fiquei 4h30 dentro do ônibus 996. Demorei 2h só para chegar à Rua jardim Botânico e mais 2h30 para atravessá-la.

Espaço JB: O que você sentiu nas mais de 4 horas em que ficou no ônibus?

Diego: Senti muita angústia, frio (por causa do ar-condicionado) e um sentimento de inutilidade. Inútil porque não pude fazer nada além de esperar. Quando olhava pela janela, via a Rua Jardim Botânico parada, nenhum carro se movia, ate os motoqueiros não andavam com medo de cair em um bueiro ou buraco na pista. Um caos total. Foi a primeira vez que eu vi a cidade do Rio de Janeiro totalmente parada.

Espaço JB: O tempo em que você ficou no ônibus prejudicou-o em relação às aulas daquele dia ou outras atividades que você faz?

Diego: Prejudicou sim. Eu estagio no Estúdio de TV da PUC, meu horário é de 9h às 13h, por causa do trânsito só consegui chegar 12h30minh. Fui direto almoçar, nem passei no trabalho, felizmente não perdi nenhuma aula, mas fiquei chateado de ter de assistir apenas uma aula, as outras duas foram canceladas devido às chuvas. Foi um dia perdido.

Espaço JB: Qual foi a sensação de sair do ônibus após o estresse do trânsito, principalmente na Rua Jardim Botânico?

Diego: Foi uma sensação de alívio. Depois de quase cinco horas dentro de um ônibus gelado com o 996, finalmente eu pude andar outra vez. Minhas pernas estavam dormentes e até doeram um pouco quando dei os primeiros passos.


Espaço JB: Como foi a volta para casa?

Diego: Para minha surpresa foi muito rápida. Demorei apenas 1 hora para chegar à Niterói. Acho que devido ao caos durante o dia muita gente desistiu de ir para o trabalho ou faculdade e voltou para casa, seguindo as recomendações das autoridades.


Espaço JB: Segundo a CET Rio a Jardim Botânico foi a pior rua em relação aos congestionamentos na quarta-feira, 24. Nos dias que se seguiram o trânsito continuou ruim na Rua?

Diego: Continuou. Durante o tempo em que o túnel Rebouças esteve fechado era difícil se locomover, mesmo em horários de menor fluxo de carros. Para chegar na hora do meu estágio tive que sair 1 hora ou 1h e 30 min cedo do que normalmente saio. De manhã estou levando cerca de 2 horas para chegar à PUC, perco cerca de 40 minutos só na Jardim Botânico. A noite é mais complicado.a média é de 3 horas para chegar em Niterói, mas já demorei 3h30. Na Rua Jardim Botânico perco entre 1 hora e 1 hora e meia.


Espaço JB: se tivesse de fazer um pedido para amenizar o trânsito na principal rua do Jardim Botânico ao prefeito e vereadores, qual seria?
Diego: Pediria para construírem uma rua que servisse como válvula de escape em dias como esses. Eu sei que é difícil, mas alguma coisa te quem ser feita. Uma cidade como o Rio de Janeiro não pode ficar refém de dois túneis e mais cinco ou seis ruas para que o trânsito flua normalmente.

Nenhum comentário: