quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Opinião Pública

O trânsito é o principal problema do Jardim Botânico. Pela rua principal, de mesmo nome, passam diariamentecerca de 400 mil veículos, 150 mil nos horários de rush. Espaço JB entrevistou 12 moradores do bairro e seis responderam que o excesso de automóveis nas ruas, o barulho e a falta de alternativas para melhorias no trânsito é o principal problema e requer uma atenção especial o mais rápido possível. Para advogada Simone Amara, o trânsito piorou muito depois que o bairro foi “invadido” por bares e restaurantes.

Alem do trânsito, outra sugestão para melhorar o bairro é a chegada de um cinema. Quatro entrevistados, entre eles o estudante Felipe Rauta, 25 anos, disse que um cinema seria ótimo. Para Felipe, mesmo que fosse algo do gênero Estação Unibanco, os filmes a serem exibidos não deveriam ser estilo “Blockbusters”. O também estudante Pedro Bello de 23 anos diz que o serviço deveria ser completo, mais cinemas, estacionamentos rotativos e boates.

Sobre as opções de lazer muitos entrevistados entre 16 e 25 anos recomendam o bar Espelunca Chique. Localizado na Rua Jardim Botânico, 129 o bar é basicamente freqüentado por jovens e nunca está vazio. Em dias de jogo da seleção brasileira de futebol ou dos 4 principais grandes clubes do Rio, a 4ª rodada de cerveja é grátis, o que faz com que o bar sempre esteja lotado. Bares e botecos estão no topo da lista da maioria, além do Espelunca Chique, o Boteco Belmonte, o bar Central da Ponte, e o Conversa Fiada também são outras opções de lazer. Pessoas entre 30 e 65 anos preferem um programa mais light. Os casais com filhos costumam levá-los ao Parque do Jardim Botânico, assim como pessoas mais idosas. O Parque é um ótimo local para se fazer um piquinique ou para caminhadas. Alem de ser um ótimo lugar para estudar também, segundo alguns universitários que de vez enquando utilizam a tranqüilidade do parque para se concentrar nos estudos.

O que preocupa a maioria dos moradores, assim como toda a população do Rio de Janeiro é a violência. Em meados de Abril o bairro viveu uma onda de assaltos, principalmente na Rua Lopes Quinta. Carros e lojas foram roubados além de alguns moradores terem sido rendidos por bandidos e terem seus pertences roubados. Daniel Marques de 28 anos disse que já se deparou por duas vezes, com ações contra seqüestros-relâmpagos na Rua Jardim Botânico. Daniel lamenta e diz que infelizmente nenhum bairro esta longe da violência.

Guilherme Alt

Nenhum comentário: