quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Fuja da Hora do Rush

A Rua Jardim Botânico é uma das principais vias de ligação entre a Zona Sul e o Centro da cidade do Rio de Janeiro e a Barra da Tijuca. Espaço JB entrevistou o cabo Durval e o Sargento André, oficiais do 23ª Batalhão da Policia Militar, e conferiu as principais informações sobre o trânsito no local, por onde trafegam todos os dias entre 300 e 400 mil automóveis.

De segunda à sexta, a chamada hora do rush – quando a rua ganha um fluxo intenso de automóveis – ocorre em dois horários: entre 7h e 9h e entre 17h e 19h. A principal via do bairro fica mais tranqüila entre 11h e 14h e a partir das 22h. Sábado e domingo são dias mais calmos e as retenções, quando ocorrem, são muitos poucas. O trânsito se mostra intenso no período da manhã porque milhares de pessoas saem de suas casas para chegar ao local de trabalho usando os meios de transporte públicos e particulares. No fim do dia, essas pessoas voltam do trabalho para suas casas, tendo novamente um engarrafamento.

Para o cabo Durval, somente um rodízio de automóveis para reduzir o fluxo, além de muita paciência. O oficial fez uma referência ao rodízio que acontece na cidade de São Paulo, dizendo que a idéia é muito boa e é extremamente necessária para a cidade carioca. Além de reiterar as palavras do Cabo Durval, o Sargento André disse que o motorista que quiser escapar do trânsito da rua Jardim Botânico pode pegar a Avenida Borges Medeiros ou seguir pela Orla.

Um dos principais motivos que causam as longas retenções no bairro é a perda de uma das pistas da Rua Jardim Botânico sentido Centro, para a pista a adjacente no sentido Barra da Tijuca. Os oficiais disseram que o fluxo sentido Barra, na hora do rush, é muito maior do que a sentido Centro, por isso a solução é aumentar esse lado da Rua.

Sobre as questões de acidentes, eles afirmam que dificilmente ocorrem, porque a rua é muito bem sinalizada e tem bastantes semáforos. Um fator contraditório ao baixo número de acidentes na rua é que a maioria dos motoristas é multada porque fala ao celular enquanto dirige e por avançar os sinais de trânsito. Pessoas que certamente estão em dia com seus anjos da guarda.


Guilherme Alt

Nenhum comentário: